domingo, 21 de março de 2010


Pirâmide do Conhecimento


Para entender a pirâmide do conhecimento, é necessário saber diferenciar dados, informação, conhecimento e sabedoria.



Dados

Não podemos confundir dado que usamos nos jogos que é um objeto cúbico, podendo ser de varias tipos de matérias como: osso, madeira, marfim, etc , com pontinhos em cada lado com quantidades distintas de 1 a 6. Os dados referem-se a uma escolha de informações organizadas, geralmente resultado de uma experiência. Eles podem ser números , palavras ou imagens. outra definição é: Dado é um emaranhado de códigos decifráveis ou não.


Informação


É a relação entre o sujeito que conhece ou o objeto que é conhecido ou se dá a conhecer. É a elaboração abstrata, matemática ou mental sobre algum assunto. Um conhecimento não pode ser inserido em um computador pois nesse caso seria uma informação.



Conhecimento

É a relação entre o sujeito que conhece ou o objeto que é conhecido ou se dá a conhecer. É a elaboração abstrata, matemática ou mental sobre algum assunto. Um conhecimento não pode ser inserido em um computador pois nesse caso seria uma informação.



Sabedoria


Sabedoria é a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e corrigi-los. O computador não tem esta capacidade. Dentro da pirâmide do conhecimento, temos duas divisões: mais estruturado e menos estruturado. Dados e Informação são mais estruturados, pois podem ser mais facilmente inseridos nos computadores para nos ajudar a trabalhar, principalmente quando temos que lidar com um grande número de fatores. O Conhecimento e a Sabedoria são considerados menos estruturados pois não podem ser inseridos em um computador. Isso se dá porque o que transforma informação em conhecimento e conhecimento em sabedoria é a inteligência, e isto a máquina ainda não possui.


Conjunto de Dados: Banco de Dados – DataWareHouse – DataMining e Ontologias. Banco de Dados: Basicamente é um conjunto de registros (dados) que possibilita a reorganização e processamento para a obtenção de informação.


DataWarehouse: É um armazém de muitos banco de dados, que possibilita o acesso a dados processados e consolidados de maneira mais rápida, afim de auxiliar e apoiar as tomadas de decisão. Para isso conta com um conjunto de hardware e software.


DataMining: Funciona como uma mineração dos dados. Utiliza uma grande variedade de técnicas para descobrir modelos e relações em grandes repositórios de dados. O DataWarehouse e o DataMining praticamente dependem um do outro em todas as aplicações.


Ontologias: São bases de conhecimento, que são capazes de diferenciar palavras semelhantes, mas com significados distintos. São utilizados em inteligência artificial como uma forma de representação de conhecimento sobre o mundo ou alguma parte dele.


0 comentários:

Postar um comentário