terça-feira, 18 de maio de 2010

0 Fechamento de N1

Fechamento de N1
Pessoal é a ultima chance,não se esqueçam de atualizarem os blogs
e para quem não vez a 2ª parte da N1 vai ser dia 20/05 a sub, então não fique parado!!!




GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos




Gerenciador Eletrônico de Documentos (GED) é uma tecnologia que tem como principal objetivo, fornecer um meio para facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos. Toda a inteligência e gestão das empresas estão em seus documentos de trabalho. O GED permite preservar esse patrimônio e organizar toda a documentação eletrônicamente, garantindo assim, a informação exata, na hora exata, para a pessoa certa. Qualquer tipo de documentação, o GED sabe lidar.
No desenho acima, temos o exemplo de uma empresa, com diversos departamentos dentro de sua estrutura. Cada um desses setores, possui seus documentos e arquivos específicos. Utilizando-se do GED, os usuários para criar, modificar ou consultar documentos, acessam o servidor de Gerenciador Eletrônico de Documentos e lá fazem toda a manipulação necessária.


Algumas das vantagens da utilização do GED*:


• segurança do acervo;
• redução dos custos de área utilizada, de cópias e custos com pessoal;
• controle da localização dos documentos;
• proteção contra perda de documentos;
• controle de acesso aos documentos;
• conservação dos "originais";




Automação de Serviços (Bancária)




O serviço de automação bancária compõe-se de equipamentos e sistemas informacionais que possibilitam que as transações entre os bancos, seus clientes, suas divisões internas e com outros bancos sejam feitas eletronicamente, visando:

A redução de custos e a agilidade na tomada de decisão, para o banco,

Aumento da comodidade – e da individualização – para a clientela





Para Descontrair








Automação de Vendas






È um Sistema de Vendas, que facilita o representante (Vendedor) a realizar um processo de compra/ venda, no processo de elaboração de emissão de pedidos , descontos, prazo, consulta ao estoque apartir do momento de venda.



Automação Comercial


Automação Comercial pode ser entendia como um esforço para transformar tarefas manuais repetitivas em processos automáticos, realizados por uma máquina. Isto que dizer que, tarefas que são executadas por pessoas e passiveis de erro como digitação de preço dos produtos, quantidade de itens, uma simples anotação do peso de uma mercadoria ou mesmo o preenchimento de um cheque, na automação comercial são feitas por computador com total eficiência e maior velocidade.


A automação comercial é um dos setores mais promissores para o mercado de tecnologia. Agilizar vendas, controlar o fluxo de negócios e conhecer bem os clientes é a meta de qualquer organização, independentemente do tamanho da empresa.

Saiba Mais:
http://www.automacaocomercial.org/



Supply Chain Management




O SCM (Gestão da Cadeia de Suprimentos) é uma ferramenta que, usando a Tecnologia da Informação, possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficácia e eficiência. Nestes tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo, o SCM permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade.

O sistema inclui processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final, envolvendo aí o relacionamento entre documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc. Fiscalizar alguns indicadores de performance fundamentais para o controle do resultado, como por ex: a qualidade e a inovação dos produtos e serviços, velocidade da execução dos processos, tempo de chegada ao mercado e aos consumidores, nível de serviço adequado às necessidades de cada cliente e custos compatíveis com a percepção de valor da demanda.

Possibilitar à empresa usuária cumprir rigorosas condições de entrega e qualidade para os relacionamentos de longo prazo com clientes que se baseiam na produtividade. Integrar os fluxos de informações para as programações de envio e recebimento com os outros processos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

KM ou Gestão do Conhecimento ?

È um dos fatores estratégicos mais importantes para as empresas obterem vantagens competitivas dentro do mercado, a empresa melhora as relações entre funcionários, fornecedores e clientes facilitando a troca informações e e conhecimentos.Algumas das ferramentas mais utilizadas em KM: Internet, Intranet, Blog, entre outros...A globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, é uma realidade da qual não se pode escapar. A gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas.

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

Workgroup x Groupware





Workgroup - conceito de workgroup seria um grupo de profissionais que compartilhem informações a fim de realizarem suas atividades de forma produtiva e eficaz. Usam ferramentas de agenda, e de anotações pessoais em papel, são trabalhos normalmente presenciais.

Groupware - é o uso da tecnologia apilicado a um grupo de trabalho. Para fazer um trabalho de faculdade por exemplo, o uso da tecnologia facilita a comunicação entre o grupo mesmo a distancia, com uso de MSN, Skype, e-mail, entre outros...A empresa mais avançada atualmente em relação a froupware é o Google com o programa Google docs, onde todos os membros do grupo podem editar um trabalho ao mesmo tempo, mesmo a distancia.

Basicamente, Workgroup se refere às pessoas em si, e o Groupware refere-se as ferramentas tecnológicas mais adequadas para o trabalho a distancia.

RSS (Really Simple Syndication) é um jeito novo e prático de ficar informado. Com ele você pode reunir informações de seus sites preferidos em uma única tela, e, como num programa de e-mail, ser avisado das novidades assim que elas são publicadas na internet.


CRM e Work Flow

CRM ou Gestão de Relacionamento com o cliente, é uma ferramenta utilizada nas empresas que tem como objetivo o foco no cliente. Com ele as empresas podem conhecer a fundo seus consumidores (qual o perfil de cada um, o que normalmente precisam e compram, etc).
Antes o CRM era considerado apenas pura tecnologia. Hoje é considerado uma Filosofia. O CRM exige constante alimentação de informações no banco de dados, para que os mesmos sejam sempre atualizados. O ideal na empresa, é que todos os departamentos tenham a mesma base de dados.




Work Flow monitora passo a passo o tempo em que os processos são feitos. Não temum controle direto na inspeção de qualidade, porem indiretamente ele pode mostrar onde o processo foi mais demorado ou mais agil, dessa forma com o auxilio do work flow podemos analisar todo o processo. Muitas empresas entes de implantar um ERP, implanta o wor flow, como uma estrategia para se adequar a tecnologia e para o ERP seja implantado com maior rapidez.

Indicações:


Existe um tabu de que empresas de pequeno porte porte não podem implementar ERP, no site http://www.1to1.com.br/ eles mostram que é sim possivel...

Livro: WORKFLOW: A Tecnologia que Vai Revolucionar Processos Autor: Tadeu Cruz - considerado o papa do workflow

O livro mostra como o workflow melhora a eficiência e a produtividade de qualquer tipo de empresa que venha a adotá-lo para automatizar fluxos de trabalho.

EAD e E-learning






EAD


A educação à distância, vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade atual. Promover a educação em um espaço totalmente novo como a Internet, ainda é um desafio para muitas instituições de ensino e centros de treinamento. Apesar do Ensino à Distância via Internet ainda ser um desafio, o investimento nessa modalidade tem aumentado de forma significativa, fatores como os avanços tecnológicos da informática, a portabilidade das comunicações e nova forma como a Internet vem permitindo a interação total do usuário com a rede vem contribuindo de forma significativa para esse crescimento.A cada dia surge no mercado empresas que oferecem soluções educacionais, desenvolvidas para incorporar esse novo modelo de ensino. Porem a eficiência depende tanto do aluno como do tutor.





E-learningO




E-learning é uma modalidade de ensino a distância, utilizada para definir aprendizagem por meio de mídia eletrônica. Está diretamente ligado à utilização da Internet.Os pilares do e-learning são: Tecnologia, conteúdo e gestão. A ausência de qualquer um desses elementos torna incompleto um projeto de ensino a distância.As empresas estão cada vez mais aderindo ao e-learning como solução de treinamento, pois ele possibilita uma rápida otimização dos seus processos e recursos.



Vantagens:



Quanto maior o número de funcionários a serem treinados, menor o custo do treinamento. Pois a empresa não tem custos com transporte, hospedagem, locação, etc.Empresas que fazem grandes investimentos em treinamentos in company ou em participações avulsas em cursos presenciais podem adotar o e-learning para diminuir seus gastos sem perder qualidade e eficiência do treinamento. A adoção do e-learning possibilita que o conhecimento fique dentro da corporação e esteja disponível para todos que desejarem realizar o curso. Tudo isso por um custo fixo e determinado.


Trabalho remoto:



Por definição, home office ou tele trabalho, é a forma de trabalho realizada em lugar distante do escritório central e/ou centro de produçãoPara isso é essencial que o funcionário tenha muita disciplina. As vantagens são significativas tanto para a organização como para o colaborador.Paro
trabalhador destacam-se, a melhora da qualidade de vida, diminuição do stress, poder de escolha do melhor horário para desenvolver suas atividades, melhor administração do seu tempo livre, maior autonomia, independência na realização das tarefas sem pressões ou competitividade desnecessárias, menores custos com transporte, alimentação e vestuário entre outras.Para a


organização que opta por esse sistema são, por exemplo, diminuição das despesas com pessoal e de custos imobiliários, oportunidade da empresa trabalhar vinte quatro horas, diminuição do absenteísmo, retorno mais rápido após licenças médicas, aumento de produtividade e sobretudo, é uma forma de reter e atrair talentos através dessa nova política de trabalho. Sem dúvida esse modelo pode ser um diferencial competitivo para a organização.A diferença entre e-learning e trabalho remoto é que embora ambas utilizem a internet como base, a 1ª foca no ensino e o 2° possibilita o profissional


trabalhar em qualquer lugar com acesso a web.




Reengenharia e ERP

Reengenharia é a implantação de mudanças radicais nos processos de trabalho, readequando, remodulando os processos da empresa, que tambem esta em cosntante evolução.ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) Sistemas integrados





ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) Sistemas integrados entre departamentos. É um processo demorado com resultados a longo prazo.



Alguns exemplos de ERP: SAP, MICROSIGA, ORACLE










INTERNET x INTRANET x EXTRANET






As diferenças entre eles são:A intranet é dirigida para o público interno; não leva em questão a distância ou não. Exemplo: a comunicação de empresas e seus funcionários. Abaixo podemos observar a Intranet da empresa Roche Farmacêutica, onde os funcionários possuem acesso às informações da Corporação Global, notícias externas sobre os produtos da empresa, notícias internas para que o mesmo esteja sempre atualizado.




Extranet



A extranet é focada para seus parceiros, como fornecedores, distribuidores, pessoas que envolvem a empresa. Nesta parte a empresa disponibiliza algumas informações, não todas, somente as que são necessárias para este público-alvo.Exemplo: podemos citar um processo realizado na empresa Roche, chamado Ariba, onde os fornecedores e os funcionários de compras conseguem visualizar os pedidos e as faturas ingressadas.




Internet


A internet é para todos. Qualquer pessoa acessa o site de qualquer empresa, tendo acesso somente a algumas informações, mais gerais.Exemplo: o site global da Roche (http://www.roche.com/), onde qualquer pessoa pode ter acesso às informações gerais da empresa e seus produtos.






Podemos citar um exemplo de diferença entre os 3, como:Um aluno acessando o site da sua faculdade para consultar material, notas, Unidade Web é considerado extranet, pois possue pouco acesso à informação no site.O professor colocando o material na Unidade Web é considerado intranet, pois ele possue acesso maior.Uma pessoa que quer conhecer a Universidade é considerado internet, pois possue informação geral e acesso restrito.




SAIBA MAIS






E- BUSINESS x E-COMMERCE

Podemos classificar E-BUSINESS como B2B, business to business, que é o negócio entre empresas. O E-COMMERCE como B2C, business to consumer, que é o negócio com clientes, o comércio eletrônico para empresas e pessoas físicas.



Existem outros quadrantes conforme segue abaixo:






C2C – negócios entre consumidores, onde um consumidor faz negócios com outros consumidores, como se fosse um leilão.

C2B – os consumidores fazem negócios para as empresas, chamado leilão invertido. Ex.: freelancer, consultoria.


B2G – negócios com o governo.

G2C – governo com consumidores, exemplo: Imposto de renda.

B2E – business to employee – a empresa propicia negócio para seus funcionários, com os benefícios oferecidos por ela; exemplo: seguros, ticket, convênio.



SAIBA MAIS





Internet 2.0 e Web 2.0

Internet é a rede mundial de computadores. Quando a internet surgiu (a Web 1.0) era feita basicamente de sites que publicavam seu conteúdo. Era uma forma digital de fazer exatamente a mesma coisa que a mídia impressa já fazia há séculos.


A partir da Web 2.0 Conference , a internet deixou de ser uma rede mundial de computadores e se tornou uma plataforma.O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web. Web 2.0, em como principio a cooperação e a colaboração.



É uma nova forma de interagir na internet, onde o usuário realmente participa dos sites, postando conteúdo e participando diretamente de como ele é construído, o YouTube, e Wikipédia
são exemplos claros, onde é o usuário que "constrói" o site.A idéia é que o ambiente on-line se torne cada vez mais dinâmico.A internet 2.0 é um ambiente mais restrito e avançado, só existe no mundo acadêmico e esta em constante processo de desenvolvimento












Cabos Submarinos


A internet de todo o mundo é conectada através de quilômetros e quilômetros de cabos submarinos e por satélites.


80% da comunicação mundial é feita por uma rede composta de 270 cabos que passam pelo mar entre 500 e 2 mil metros de profundidade. Os cabos interligam países e continentes e permitem que as pessoas se comuniquem por telefone e internet, assistam televisão ou que as empresas transmitam dados.

Os cabos são de fibra ótica e estão enterrados e são protegidos por tubos de aço. Na era dos satélites, as telecomunicações ainda dependem, e muito, desse sistema que foi implantado em meados do século 19 e que vem se desenvolvendo desde então.O sistema de transmissão por cabos submarinos é mais eficiente que por satélite. Isso porque o cabeamento tem maior capacidade para suportar o fluxo de dados e os transmite em menos tempo, além de proporcionar melhor qualidade de transmissão.


DNS


Quando você visita um site através do seu navegador ou quando envia um email, a internet precisa saber em qual servidor o site e o e-mail estão armazenados para poder responder à sua solicitação. A informação da localização destes servidores está em um servidor chamado DNS (Domain Name Server). Basicamente faz a conversão do IP para o nome do site, sendo assim mais facil de memorizar.


TCP e IPTCP


Significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP Internet Protocol (Protocolo de Internet), IP é um protocolo responsável pela entrega de pacotes para todos os outros protocolos TCP/IP e oferece um sistema de entrega de dados sem conexão. O TCP garante a entrega e garante o seqüenciamento dos pacotes.


Basicamente, podemos ver da seguinte forma: ao enviar uma carta o TCP seria o envelope e o IP seria o CEP.



Para ouvir: Podcast - Internet é a mídia com maior espaço para campanha eleitoral - Folha Onlinehttp://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u501137.shtml



Empresa Tradicional, Mista, Virtual e Digital


Empresa tradicional:


Aquela que não depende de tecnologia, possui somente loja física e tem o papel como base de todos os processos.







Empresa Virtual:


Não possui infra-estrutura física, somente loja virtual. Não possui espaço físico para que o cliente possa freqüentar e trabalha com o sistema Just in time. Ex: Submarino.









Empresa Mista:


Possui loja física e loja virtual. A maioria dos processos dependem de tecnologia, porem não descarta o papel como base para algumas operações.










O conceito de empresa digital tem por base a maximização do uso da informática. Onde todos os processos são digitalizados, mas hoje é uma idéia utópica, pois dificilmente conseguimos substituir o papel em todas as transações.




Para ouvir: PODCAST - Eduardo Sirotsky Melzer, vice-presidente de mercado e desenvolvimento de negócios da RBS, fala sobre o ritmo dos negócios digitais do grupo.




domingo, 28 de março de 2010



Hierarquia dos Dados

Os dados são geralmente organizados em uma hierarquia, que começa com o menor dado usado pelos computadores (um bit) e vai progredindo na hierarquia até o banco de dados.

A palavra bit é uma abreviatura de "Binary Digit" (dígito binário). Um bit é a menor dado de uma informação. Para que o computador possa representar um número usa-se o código binário sendo que cada digito deste código binário é um bit.A tabela ASCII converte “0” e “1” para o conjunto de 8 bites que formam os bytes

Bits e bytes

Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 ou 0, respectivamente. A cada impulso elétrico, damos o nome de bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um byte.



Campo: vertical (onde coloca-se a informação)

Registro: horizontal (onde coloca-se a informação)

Arquivo: Junção de campo e registro

Banco de Dados é um sistema de armazenamento de Dados baseado em computador, cujo objetivo é registrar e manter informações consideradas significativas à Organização.


Principais Eixos dos Sistemas de Informação: Hardware - Software - Peopleware - Netware - Banco de Dados




Hardware: É a parte física do computador, ou seja, as partes que compoem a máquina. São eles como, CPU( Central Processing Unit em inglês, ou Unidade Central de Processamento ), dispositivos de entrada e, ou saída e os dispositivos de armazenagem( memória e Disco rígido ).

Software: É a parte lógica do computador, ou seja, são instruções que controlam e coordenam todos os componentes do Hardware.

Peopleware: É formado pelos profissionais que, diretamente ou indiretamente, trabalham com o Sistema de Informação.

Netware (web): É responsável por integrar os diversos equipamentos de computação e transferir dados de um lugar físico para outro. Os equipamentos se conectam em uma rede de comunicação, compartilhando informações em tempo real.

Alguns exemplos de Netware:

PAN - Redes pessoais, para conexão de curtas distâncias. Ex.: bluetooth.
LAN - Tipicamente as Redes Locais de escritório, ou de Laboratório. Ex.: wireless, lan house.
MAN - Redes de dimensões de uma cidade, por exemplo: a USP, com a sua
Cidade Universitária toda conectada.
WAN - Redes de longa distância, o melhor exemplo é a própria Internet



Banco de Dados: Ligando tudo isso, temos o Bando de Dados, sem ele os outros eixos ficam debilitados.



Elementos básicos dos Sistemas de Informação


Definir os elementos básicos de um Sistema de Informação.



Pessoas: todos os trabalhadores da empresa. A diferença de pessoas e peopleware é que pessoas são todos os trabalhadores, independente da função e contato com o computador; já peopleware está relacionado com pessoas que tem maior contato com os recursos tecnológicos.

Processo: é uma sequência de tarefas (ou atividades) que ao serem executadas transformam insumos em um resultado com valor agregado. A execução do processo de negócio consome recursos materiais e/ou humanos para agregar valor ao resultado do processo.

Tecnologia: (do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.