È um dos fatores estratégicos mais importantes para as empresas obterem vantagens competitivas dentro do mercado, a empresa melhora as relações entre funcionários, fornecedores e clientes facilitando a troca informações e e conhecimentos.Algumas das ferramentas mais utilizadas em KM: Internet, Intranet, Blog, entre outros...A globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, é uma realidade da qual não se pode escapar. A gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas.
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
Workgroup x Groupware
Workgroup - conceito de workgroup seria um grupo de profissionais que compartilhem informações a fim de realizarem suas atividades de forma produtiva e eficaz. Usam ferramentas de agenda, e de anotações pessoais em papel, são trabalhos normalmente presenciais.
Groupware - é o uso da tecnologia apilicado a um grupo de trabalho. Para fazer um trabalho de faculdade por exemplo, o uso da tecnologia facilita a comunicação entre o grupo mesmo a distancia, com uso de MSN, Skype, e-mail, entre outros...A empresa mais avançada atualmente em relação a froupware é o Google com o programa Google docs, onde todos os membros do grupo podem editar um trabalho ao mesmo tempo, mesmo a distancia.
Basicamente, Workgroup se refere às pessoas em si, e o Groupware refere-se as ferramentas tecnológicas mais adequadas para o trabalho a distancia.
RSS (Really Simple Syndication) é um jeito novo e prático de ficar informado. Com ele você pode reunir informações de seus sites preferidos em uma única tela, e, como num programa de e-mail, ser avisado das novidades assim que elas são publicadas na internet.
CRM ou Gestão de Relacionamento com o cliente, é uma ferramenta utilizada nas empresas que tem como objetivo o foco no cliente. Com ele as empresas podem conhecer a fundo seus consumidores (qual o perfil de cada um, o que normalmente precisam e compram, etc).
Antes o CRM era considerado apenas pura tecnologia. Hoje é considerado uma Filosofia. O CRM exige constante alimentação de informações no banco de dados, para que os mesmos sejam sempre atualizados. O ideal na empresa, é que todos os departamentos tenham a mesma base de dados.
Work Flow monitora passo a passo o tempo em que os processos são feitos. Não temum controle direto na inspeção de qualidade, porem indiretamente ele pode mostrar onde o processo foi mais demorado ou mais agil, dessa forma com o auxilio do work flow podemos analisar todo o processo. Muitas empresas entes de implantar um ERP, implanta o wor flow, como uma estrategia para se adequar a tecnologia e para o ERP seja implantado com maior rapidez.
Indicações:
Existe um tabu de que empresas de pequeno porte porte não podem implementar ERP, no site http://www.1to1.com.br/ eles mostram que é sim possivel...
Livro: WORKFLOW: A Tecnologia que Vai Revolucionar Processos Autor: Tadeu Cruz - considerado o papa do workflow
O livro mostra como o workflow melhora a eficiência e a produtividade de qualquer tipo de empresa que venha a adotá-lo para automatizar fluxos de trabalho.
0 comentários:
Postar um comentário